quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Pesquei um Bitelão e você, fisgou?


Reedição da mostra autônoma temporária, Kreu Krio (2008), o Vendendo Peixe vai ser um festival pra ver, fazer, escutar e, de quebra, visitar o Mercado Novo e encontrar pessoas bacanas numa tarde sabadinha, em 18 de setembro de 2010.

O prédio do Mercado Novo foi inaugurado em 1963 e até hoje não teve suas obras concluídas - é uma peça de arquitetura singular no centro da capital. Mesmo com seu concreto intenso e lajes modernistas estilosas, identidade comercial entre gráficos e músicos, está longe de tornar-se símbolo da cidade ou ponto turístico como o seu vizinho famoso, o glamouroso não sei porquê, Mercado Central.

Apesar de ter sido criado pela iniciativa privada na década de 1960 como uma concorrência ao Mercado Central das vovós, o investimento, mesmo com seus cobogós vazados idênticos à concorrência, não vingou tão potente quanto imaginavam.

Pra quem ainda nunca foi lá, conhecer o terceiro andar do Mercado Novo provoca uma sensação de abandono esquisita e ainda assim confortável. Desconheço espaço no centro de Belo Horizonte que ofereça experiência semelhante. A luz do sol das três da tarde descendo pelas telhas furadas do Mercado Novo te dá um brilho nos olhos gostoso.



Durante o Vendendo Peixe, vai rolar grafite e pintura ao vivo, vídeo-instalações, shows de viola, grindcore, surf music, country, samba, o lançamento da publicação A Zica e muito mais acontecendo no mesmo espaço por uma tarde. Experimente o sol pelas frestas do cobogó e dos telhados vazados num mercado de experiências e trocas artísticas de Belo Horizonte a partir do Mercado Novo.







Nenhum comentário: