terça-feira, 4 de março de 2008

Os Bastardos Populares 01


Vamo todo mundo baixar CD que aqui ninguém paga nada. Todo mundo fazendo download de Bruno e Marrone, Dança do Créu e tudo mais. Só que aqui a história é mais classuda. Falando bem e relevando o que achar necessário e descendo a lenha no que não respeitamos, por aí vai.
Começo pela pior parte, falar de uma das atividades que mais tem influenciado DJs e aficionados musicais no mundo virtual nos últimos anos. São as mixtapes ou o tal do podcast, esse tipo de coisa que eu não tenho paciência, me perdoem quem gosta. Isso nada mais é que um arquivo de mp3 bem grande repleto de músicas com transições bem-feitas (ou não) entre as tais para as pessoas poderem fazer o download.

Só que eu não sou ligado neste tipo de virtuose modernosa. Nada contra quem o pratica. Complementando, como dizia Jello Biafra, eu gosto de músicas curtas e pau no cu do Rick Wakeman. Pois se você quer me aplicar um monte de música nova passe-as, por favor, uma por uma e com o nome certinho em cada uma delas se possível.

Pois é isto que eu pretendo fazer durante alguns drops musicais aqui no blog. Inauguro com a primeira coletânea decente elaborada por este que vos expressa num apanhado de bastard pop (ou mashup), na verdade são uns bootleg bem frankenstein. Pra quem não conhece, é um gênero musical sem lei, liquidificador surgido ainda nos anos 1970, porém transformado em forte gênero dentro ato de remixar, através da extrapolação caseira de softwares de edição de som.

Pra bolar seu próprio bastard pop, você pega um acapella de determinada música que tem um andamento parecido com o instrumental de outra música que possui as BPM (batidas por minuto) sincronizadas e cria uma nova canção. O mais pertinente disso é que às vezes colocam vozes de cantores alternativos mescladas às mais chatas batidas radiofônicas ou vice-versa. Em síntese, são duetos improváveis ou atemporais.

Feitos por djs mais ou menos talentosos que inserem efeitos imperceptíveis com teclados ou até mesmo com banda de apoio. Pra quem acha que isso é moda passageira, considero este um ato ingenuamente punk, muito mais sincero do que muito barulho que andam fazendo por aí (no sentido do faça você mesmo).

Lembro-me da primeira vez que escutei algo do tipo, há uns cinco anos atrás. Tinha o instrumental de Boys & Girls (do Blur) mesclado ao vocal de I Want You Back (dos Jackson Five). Tá aqui embaixo, junto de outras. Dentro de poucas semanas, na seqüência, mais uma coletânea do gênero, com mais 11 músicas.

Abaixo a descrição de cada uma:

01) Mechupa - Planet Maravilha (Afrika Bambaata vs Jorge Ben) – Feita por um pessoal de São Paulo, este é o único nacional que eu gostei. E foi muito.

02) Dinbot - Tom's Penis (King Missile vs Suzanne Vega) – A tradicional musiquinha do dã-tan-dã-rã-tã-dan-rã-rã, sucesso absoluto aqui no Brasil em mil novecentos e bolinha ganhou uma simpatia danada acompanhada do lisérgico instrumental desta amalucada banda, que originalmente contava a história de um cara que tinha um pênis destacável.

03) Mcsleazy - It's Gigantic (Pixies vs Run DMC) – O grande hit dos Pixies, que lá tinha vocal feminino aqui ganha uma macia roupagem rap na voz do finado trio americano.

04) Dsico - I Want Boys (Blur vs Jackson Five) – Quase que o mais legal é o título pra cutucar o perverso hábito do rei do pop. Perfeita sincronia.

05) Totom - Get Down Only (Nine Inch Nails vs Kool And The Gang) – Se você duvida do groove de Trent Reznor, dá só uma sacada nessa requebrada.

06) Metamix - Three Bikinis On The Rocks (Vegomatic vs The Clash) – Instrumental de Rock The Casbah junto de uma sexy voz cantada em francês. Infelizmente não conheço a banda de quem canta, que parece ser muito boa. Só pra constar; existe um tributo ao disco London Calling somente em mashups que é difícil de descer.

07) Irn Mnky - J. Cream (Johnny Cash vs Wu-Tang Clan) – Rap com country funciona? O homem de preto deve ter curtido esta renovada lá no seu túmulo.

08) Dj Moule - Foxy Break Beat (Jimmy Hendrix vs Propellerheads vs Death in Vegas) – Este é um dos mais competentes djs do gênero. Não peca nadinha.

09) Dj Zebra - She Wants a Muse (N.E.R.D. vs Muse) - Uma versão mais linear de um bastard pop, que ainda assim não deixa de ser uma boa peça.

10) Soul 2 Soul Soundsystem - Bring the Seven Nation (White Stripes vs Public Enemy) – Um improvável casamento entre o branquelo duo retrô e os afro-aguerridos trovadores do microfone.

11) Dj Mugs - Take me Trouble (Franz Ferdinand vs Beastie Boys) – O multi-tarefas dj do Cypress Hill ainda arruma tempo pra fazer suas brincadeiras em outros campos menos sérios. Aqui, uma das bandas que possui mais mesclas, os Beastie Boys.

Baixe esta coletânea 'de sucesso' aqui (apenas 55 megabytes).

Nenhum comentário: