segunda-feira, 21 de abril de 2008

Funky-Nervoso-Funky


A pretensão é de colocar umas coletâneas diversas com maior freqüência por uns tempos. Às vezes não vão agradar quem pegou a anterior. Dessa vez, rolam uns ensaios tupiniquins com determinados sons pra sacudir a cadeira. Aqui no Brasil essas experiências sonoras começaram ainda na década de 1970 e hoje virou produto de exportação. É ele, o glorioso funk de tanta polêmica no popozão de meu deus.

01) Instituto - Capitão Presença – O coletivo paulista sacode a poeira nesta batida que muita gente deve curtir.

02) Curumin - Caixa Preta (com B-Negão e Lucas Santana) – Se tem um funk que tava precisando ser feito era esse. Ironia com bom humor no talo pra poder cutucar o dedo na ferida no suingue. Essa música faz parte do novo disco do Curumin lançado há pouco tempo, Japan Pop Show, que eu também aconselho.

03) Tim Maia - Rational Culture (Parteum remix) – Na minha modesta opinião, Parteum tem muito mais estilo do que seu irmão Rappin’ Hood. Diferente da maioria das músicas no tributo ao síndico, essa aqui apresenta uma versão improvisada bem forte.

04) Black Alien & Speed - Quem que Cagüetou (Fatboy Slim radio edit) – Muita gente não sabe que esse foi até hoje o maior sucesso do funk brasileiro no exterior (por ter sido propaganda de um carro foderoso). Trilha sonora do perturbador filme O Invasor, nervosa de verdade.

05) Pepa Filmes - Funk do Monstrengo – Imagina um funk argentino? Tango-funk? Esses caras que eu achei como sendo os autores dessa música são o Hermes & Renato do youtube. Procura pra você ver...

06) Bonde do Rolê - Office Boy – Uma zoada dessa banda que se esconde atrás do descompromisso pra poder zoar com quem dá na telha. A melodia da música foge um pouco do batidão funk tradicional, caindo numa levada mais pop.

07) Funk FuckersK – Homenagem da antiga banda de B-Negão àquele que seria o criador da Popozuda, o multi-esquisito gaúcho, Edu K. Quem adivinhar o idioma que essa música é cantada, ganha um prêmio.

08) Diplo - Melô da Xuxa Sadomasoquista – Participação de uma suposta Xuxa nessa música catada numa coletânea do marido da MIA, mas que com certeza não é dele. De quem seria?

09) UDR - Rock and Roll Anti-Cósmico da Morte – A segunda parte do Bonde da Orgia de Travecos pode até perder em agressividade, mas ganha que não fica no mesmo lugar.

10) Turbo Trio - Dança do Patinho (remix) – A antiga dança do cotidiano brasileiro num funk malvadão.

11) Bonde de Gorila - Porrada Solução – Quanta violência nesse mundo!

12) Gabriel Muzak - Estética Terceiro Mundista – Um funk pra poder satirizar as tantas danças que assolam nossos carnavais. Do macaco, do maxixe ou do patinho, ninguém sai incólume. Aconselho assistir ao clip dessa música.

13) Planet Hemp - Hip Hop do Rio (Bruno E mix) – Um remix quase censurado, onde não há apologia à tal erva. Ainda bem, um som bem mais limpo do que a original contida no disco Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Pára.

14) Max B.O. - Samba Funk de Luxo – “Sai diretoria, 100% chinelão”.

15) Gerson King Combo - Swing do Rei – Esse cara é uma lenda do funk brasileiro. Aqui num petardo que não deixa monolito sobre paralelepípedo.

Quem quiser fazer o download do disco, dá uma clicada aqui.


.

Nenhum comentário: