segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Tupy Or Not To Be - Beyond Ipanema


Esses dias assisti o trailer de um filme chamado Beyond Ipanema, sobre música brasileira. Começa com uma frase emblemática do eterno ex-Talking Heads, David Byrne:

"Este é um país em que o principal item de cultura de exportação, por várias décadas é a cultura. Não se pode dizer isso de muitos países."

E há outros estrangeiros de peso compartilhando opiniões elogiosas sobre a tal MPB. De Thievery Corporation a Devendra Banhart, não podia deixar de ter uns medalhões brasileiros. Gil, Cansei de Ser Sexy, tudo lá. Parece ser um filme bacana - ao menos o tema promete. Olha só:



Agora, falar um pouco do liquidificador sonoro que tem pra Tupy. Desde ska paulêra com vocalista de terceira idade, rap de perifa com batida oriental, forró em francês e japonês, bossa nova em inglês e até canção ufanista feita na Espanha.


Bem, como já escrevi a série de textos Les Tupiniquins From Gringolândia, 1, 2 e 3 sobre o tema, deixar aqui a coletânea quase homônima Tupy Or Not To Be - Beyond Ipanema:

01) Think Of One - Caranguejo
02) Jean Constantin - Pas Tant de d'Chichi Ponpon
03) Asian Dub Foundation - 19 Rebellions (com Edy Rock)
04) Nation Beat - Gabriel The Butcher
05) Scott Hard - Toada de Cavalo Marinho
06) Fabulous Trobadors - Cançon de la Prima
07) Peeping Tom - Caipirinha (com Bebel Gilberto)
08) Manu Chao - Minha Galera
09) Forró in the Dark - Paraíba (com Miho Hatori)
10) Faith No More - Caralho Voador
11) Moussu T E Lei Jovents - O Que Calor!
12) Beck - Tropicalia
13) Macaco - Brasil 3000 (com B-Negão e Nação Zumbi)




.

Um comentário:

André Borges disse...

Demais seu blog!!! Bicho queria saber se teria a possibilidade de divulgar meu cd no blog? Seria uma grande satisfação da minha parte.
Desde agradeço pela atenção.
Muita luz e cultura nas veias.