segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Faith No More - Sotaque Paraguaio e Ismar

Na onda da re-animação de bandas outrora terminadas, passaram grandes nomes do rock pelas maiores cidades do Brasil neste último fim de semana.

Em São Paulo ocorreram shows de Iggy Pop & The Stooges e Sonic Youth ao mesmo tempo que acontecia o Deftones e Jane's Addiction. No Curral del Rey, nenhuma destas veio, mas apareceu outro conjunto que lá estava e tem mais apelo com o público por aqui, mesmo sem lançar nada novo há mais de dez anos - o Faith No More. E parece que não é só pelos lados de cá, afinal fãs de algum país latino estenderam uma faixa em frente ao palco - gente que vai a todos os shows da turnê.

O Chega de Fé quis criar buxixo até mesmo em Belo Horizonte (pra vender ingresso pra 3.000 pessoas?) ao divulgar uma lista com suas exigências para tocar na cidade nessa turnê "The Second Coming":
- 12 Kinder Ovos;
- Meias pretas e brancas;
- Uma garrafa de mel orgânico;
- Frutas regionais e comidas locais;
- 2 pacotes de Baby Wipes (lenços umedecidos);
- Uma lista com todos os bordéis nas redondezas;
- Jornais internacionais (New York Times e The Sun, entre outros);
- Revistas pornôs - heterossexuais e gays

Mike Patton e sua trupe vieram a BH depois de 17 anos sem tocar nessa roça (14 no Brasil) e apresentaram um set pra agradar quem fosse ao show, fosse fã ou não - de Ricochet a Epic, não faltou um hit. Covers foram a introdução instrumental de Midnight Cowboy (vide vídeo logo abaixo), a 'nãopodia faltar pros fãs FM' Easy e um enxerto de Ela É Carioca na bossa nova deles, Caralho Voador - que o público vaiou. E com pura liberdade de zoar o que não gostou, pois ninguém saiu reclamando.


Pelo fato de se dirigir à platéia num português razoável e proferir animados palavrões em nossa língua; "Porra, caralho!", o vocalista-empresário e proprietário das 1000 vozes tinha o público na mão. Mesmo assim acabou bancando o paraguaio e arranhou portunhol na letra de Evidence (a música já havia sido gravada pela banda completamente em português, numa rádio brasileira em 1995). Aqui a versão do dia que pisaram na bandeira do Galo (verdade? nem vi isso):


No meio da tensa Midlife Crisis a banda pára tudo e num bate papo-informal, a platéia é provocada com um; "Vocês querem Madonna? Like a Virgin?" E volta pra pauleira pra terminar o rapcore das antigas.

Sem falar que ao sair do show, pra completar a sessão revival 90s, caminhando em direção ao cachorro quente mais próximo, sai um bando de gente no encalço do passo da lenda Ismar - eu tinha ouvido falar que ela nem viva tava mais. Até que um louco a chama de Tomate, provocando a amiga do Sepultura a correr e gritar pela Avenida do Contorno ver se vai ser convidada pro próximo show...

Set list do Faith no More em Belo Horizonte em 8 de novembro de 2009 - mais ou menos isso:

01) Midnight Cowboy (John Barry cover - instrumental)
02) The Real Thing
03) Land of Sunshine
04) Caffeine
05) Evidence (portunhol)
06) Surprise! You're Dead
07) Last Cup Of Sorrow
08) Ricochet
09) Easy (Commodores cover)
10) Epic
11) Midlife Crisis
12) Caralho Voador / Ela É Carioca
13) The Gentle Art of Making Enemies
14) King for a Day
15) Ashes to Ashes
16) Just a Man

bis:

17) Charriots of Fire/ Stripsearch
18) Mark Bowen

Um comentário:

Costoli disse...

Bacana a resenha. Você lembrou coisas que eu tinha esquecido. Um abraço